TDAH, vamos saber mais um pouco!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010 03:44 Postado por Ivana Priscill@

"Hiperatividade acomete também as meninas"

Essa foi a notícia que recebi via Twitter @Ivana_witch e é super interessante para a nossa formação (pedagogia). Discutimos muito sobre isso na faculdade nas disciplinas de psicologia, mas agora vamos ver um pouco mais quando tratamos deste transtorno nas meninas.

Antes da matéria, um esclarecimento.

O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola. (acesse ABDA para saber mais).

Sobre o transtorno nas meninas,
Déficit de atenção de hiperatividade são mais comuns nos meninos, mas ocorrem também nas meninas. Um editorial aborda as particularidades do problema no sexo feminino.
            Meninas apresentam mais desatenção do que sintomas de hiperatividade, e, em geral, o quadro clínico não é tão exuberante. Mas isso não significa que elas sofram menos; mas sim que elas sofrem de um jeito diferente.
          Meninas mostram mais queixas de depressão e ansiedade, enquanto meninos apresentam mais comportamentos agressivos e impulsividade. Meninas também têm mais chance de desenvolverem desordens alimentares. Mas o autor do texto destaca que o início e a duração do problema, bem como o grau de prejuízo funcional, em particular, na escola tendem a ser iguais entre meninos e meninas. E conclui que é importante conhecer mais a fundo a relação entre o déficit de atenção e as alterações hormonais femininas decorrentes do período menstrual e da menopausa.
Veja todo o post em: dralexandrefaisal

0 Response to "TDAH, vamos saber mais um pouco!"