Como surgiu a tatuagem?

quinta-feira, 11 de março de 2010 10:07 Postado por Ivana Priscill@


Numa conversa casual eu e minha colega Carol acabamos por tratar do assunto, na verdade eu olhava os álbuns do meu ORKUT e tinha um dedicado à imagens de tatoos que pretendo - mais tarde - fazer em meu corpo... Carol já possui uma e pediu, inclusive, que desenhasse umas para ela fazer futuramente e ficaram lindas, eu ainda não tenho, mas as pessoas que me rodeiam, em sua maioria, possuem (mãe, primo, tio).

Pensando nisto comecei a me questionar a origem desta prática tão comum hoje em dia - a marcação dos corpos - e acabei me deparando com informações preciosas e sites interessantes que vale a pena conferir: Mundo Estranho e Anna Idza.


Para que tenham uma prévia dá uma lidinha!



Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes. É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal - indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. Um registro bem mais antigo foi detectado no famoso Homem do Gelo, múmia com cerca de 5 300 anos descoberta em 1991, nos Alpes.

"Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos", afirma a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro Teorias da Tatuagem. A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos (como a tatuagem era usada pelo Império Romano), ornamentação e até mesmo camuflagem. No Ocidente, a técnica caiu em desuso com o cristianismo, que a proibiu - afinal, está escrito no Levítico, livro do Antigo Testamento: "Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem". A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: "Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau.


Pois é, para descobrir mais sobre esse tema basta clicar nos links indicados!!!

0 Response to "Como surgiu a tatuagem?"