Eta, começou a correria...

segunda-feira, 23 de março de 2009 10:00 Postado por Ivana Priscill@
Na disciplina de Metodologia do Ensino fundamental a Profª Márcia Pontes passou um trabalho ótimo, ele abrange a teoria e uma pseudo-prática, quero dizer: nós (da equipe) teremos que pesquisar sobre a taxinomia de bloom (a, b, c) e a partir daí desenvolver perguntas que abranjam todas as categorias, essas perguntas são destinadas às crianças das séries iniciais e devem envolver o máximo de elementos que contribuam para o seu desenvolvimento e aprendizagem, o tema para este fim é ÁGUA!
Além disso elaboramos um mapa conceitual que facilita e muito o trabalho do docente.
*Os links levaram vocês aos conceitos dos trechos sublinhados.
A categoria que ficou sobre a minha responsabilidade foi o conhecimento e eu destrinchei da seguinte forma:
PERGUNTA:
CONHECIMENTO > EXPLIQUE O QUE É UM RECURSO NATURAL RENOVÁVEL E A PARTIR DAÍ JUSTIFIQUE SE A ÁGUA É OU NÃO UM RECURSO RENOVÁVEL, EM SEGUIDA DESCREVA O CICLO HIDROLÓGICO, JUSTIFICANDO O FATO DELA CONSTITUIR-SE COM TAL!
RESPOSTA ESPERADA:
Os recursos são considerados renováveis quando ao longo de uma geração a sua existência pode ser reposta. A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não, MAS ATÉ ENTÃO ELA É.
O CICLO DA ÁGUA FUNCIONA DA SEGUINTE FORMA: As águas dos mares, rios, lagos, oceanos etc. evaporam-se por conta da irradiação solar subindo para a atmosfra, as águas em forma de gelo encontradas nos picos das montanhas, por sua vez, sublima-se tbm subindo pra a atmosfera, além disso as águas contidas nos seres vivos, animais e vegetais, sofrem processo de transpiração e suspendem-se para a atmosfera; em seguida essas gotículas condensam-se em forma de nuvens e se preciptam em forma de chuva ou neve retornando a superfície da terra, sendo escoada para os lugares de origem.Espera-se que os alunos façam esquemas para facilitar a explicação!
ANÁLISE E ESCLARECIMENTO DA ELABORAÇÃO:
COMPETÊNCIA: conhecimento

INTENÇÕES: lembrar informações sobre: fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc.

RESULTANTE: definir, descrever, distinguir, identificar, rotular, listar, memorizar, ordenar, reconhecer, reproduzir etc.
A PERGUNTA ELABORADA PERPASSA POR TODAS AS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE TRABALHA COM CONCEITOS E RELAÇÕES ENTRE ELEMENTOS (Conhecimento de terminologia; Conhecimento de detalhes e elementos específicos), ALÉM DE EXIGIR DO ALUNO CONECIMENTO SOBRE AS FASES DA ÁGUA, SEU ESTADO FÍSICO, A FORMA COMO SE APRESENTA NA NATUREZA, ENFIM (Conhecimento de classificações e categorias; Conhecimento de princípios e generalizações) EXIGE, AINDA, PRÁTICAS DE MEMORIZAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E MUITO MAIS (Conhecimento estratégico; Conhecimento sobre tarefas cognitivas, incluindo o conhecimento contextual e condicional apropriado; Autoconhecimento).A QUESTÃO TEM REALMENTE A INTENÇÃO DE FAZER O ESTUDANTE SE RECORDAR DO QUE FOI ENSINADO, BEM COMO INCENTIVÁ-LO A PENSAR NA ATIVIDADE COMO UM DESAFIO, ONDE ESTE TERÁ QUE ELABORÁ ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO, FAZENDO ESQUEMAS E TRAZENDO OUTROS ELEMENTOS E CONCEITOS ENVOLVIDOS COM A TEMÁTICA!

0 Response to "Eta, começou a correria..."